top of page

Os 9 Passos Para o Despertar da Intuição Feminina

  • Foto do escritor: Vanessa Magalhães
    Vanessa Magalhães
  • 30 de ago. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 31 de ago. de 2018

Conheça os passos do despertar da intuição através da história de "Vasalisa, A Sabida", um dos maravilhosos e profundos contos comentados do livro "Mulheres que Correm Com Lobos".

ree

O conto é sobre a menina Vasalisa e relata o processo de iniciação do despertar feminino, através da relação dos elementos da psiquê relacionados as personagens. Durante esse passeio somos presenteadas com o reconhecimento do processo de resgate da intuição feminina.

"A intuição é o tesouro da psiquê da mulher." Trecho do livro

Vasalisa ainda jovem perde sua mãe, que em seu leito de morte a entrega uma pequena boneca e diz que no momento que ela não souber o que fazer deverá consultar a boneca. Com a morte de sua mãe, seu pai decide se casar novamente, sua madrasta tinha mais duas filhas e nenhuma delas gostava de Vasalisa. Ao ponto que um dia prepararam uma emboscada para a menina, ela deveria ir até o meio da floresta na casa da bruxa a Baba Yaga e buscar o fogo, todas que iam até lá jamais voltaram, então as três tinham certeza que haviam se livrado de Vasalisa. Ela parte em sua jornada noturna no meio da floresta e sempre que tem alguma dúvida consulta a sua boneca, que lhe direciona para onde deve seguir. Quando ela chega na casa da Baba Yaga e solicita aquilo que tinha ido buscar, a velha criatura temível lhe passa diversas atividades que se parecem impossíveis de serem cumpridas para que só então possa atender aos seus pedidos. A menina se apega com fé a boneca que realiza para ela todas as tarefas impostas por Baba Yaga até que ela recebe da bruxa o que havia ido buscar, antes de sair Vasalisa faz algumas perguntas sobre coisas que viu e presenciou em seu caminho a bruxa responde, mas a boneca avisa que é hora de parar e que a ninguém é dado o saber de tudo. Ela retorna floresta a dentro com o fogo e surpreende sua madrasta e irmãs que não esperavam vê-la mais viva e a chama da caveira, que ia com a menina ao topo da tocha, vai até elas incendiando as três.


1º Passo: Permitir a Morte da Mãe Boa Demais

Aquela que nos protege, que não permite que possamos correr riscos. Ela é resistente, super protetora o elemento da psique feminina que não permite que ela vá muito longe. Com a sua morte a menina estará só, mas a mãe se preocupa em deixar o amuleto protetor a boneca. Com a morte da mãe protetora que quer nos manter em segurança somos convidadas a sair de nossa zona de conforto.


2º Passo: Denunciar a Natureza Sombria

Ela, agora sozinha, descobre que nem todos são bons, na presença da madrasta e de suas novas irmãs ela terá que aprender a se defender, nem sempre será simpática, tem que aprender a dizer não e impor os seus limites. É nessa fase onde somos confrontadas com nossas crenças limitantes, nossos fantasmas e estaremos presas ali se não enfrentarmos eles.


3º Passo: Navegar nas Trevas

Criamos coragem e vamos de encontro aos nosso defeitos e mais íntimos, somos cnduzidas floresta a dentro ao encontro de Baba Yaga e ao nosso fogo interior. Durante o caminho apesar de estarmos sozinhas podemos recorrer a fé, na figura da boneca, que serve de benção e amuleto do que restou da mãe boa demais.


4º Passo: Encarar a Megera Selvagem

É hora de encarar de frente o medo, o desconhecido e se familiarizar com ele. É hora de dar de cara com a sabedoria ancestral, mas ela não é tão bela é velha e feia. Mas você deverá passar por isso por mais difícil que seja. Desistir nesse momento é tentador, mas você deverá seguir para o seu despertar.


5º Passo: Servir ao Não Racional

Enquanto Vasalisa é conduzida a fazer tarefas aparentemente sem lógica, nosso íntimo nos conduz a desapegar de padrões. É a morte de velhas verdades é a renovação. A escala do grande e poderoso já não nos intimida mais.


6º Passo: Separar Isso Daquilo

Diante de tantas descobertas é hora de aprender a separar o joio do trigo, o que é real do que é fantasioso, o que é remédio para alma do que é veneno e o que é amor verdadeiro do falso.


7º Passo: Perguntar Sobre Mistérios

Devemos nos perguntar, consultar a velha sabedoria sobre os mistérios, mas devemos saber também que uma hora devemos interromper esses questionamentos, que nem tudo nos será dado de uma só vez. Somos convidadas a entender o ciclo de vida-morte-vida. Não é preciso forçar nada a compreensão virá.


8º Passo: De Pé nas Quatro Patas

Vasalisa recebe o fogo, a luz divina, o seu propósito. Agora ela pode assumir o poder de sua própria vida e afetará positivamente os outros. Ela deixou para trás a mãe boa demais e encarou a megera selvagem, agora não há mais o que temer. Deverá consultar e ouvir sempre a sua intuição, sem medo de seus erros.


9º Passo: Reformular a Sombra

Quando a menina vê a chama da caveira queimando a madrasta e suas filhas, os elementos da psiquê que atrapalhavam seu crescimento, ela aceita e entende o fim dos ciclos. Reconhece a sabedoria, encontra a luz, ainda que receie que ela a deixe cega. Aceita a capacidade e responsabilidade que adquiriu de ver as coisas com tamanha clareza, até mesmo de reconhecer a importância do que é sombrio e obscuro.


O conto é um direcionador aquelas mulheres que estão sendo convidadas a despertar, a abrir as cortinas que por milênios se mantiveram fechadas. Talvez algumas de nós já tenhamos iniciado essa caminhada, outras estejam no meio, ou quem sabe no fim. Mas uma coisa é imprescindível quando falamos de intuição é preciso alimenta-la para que ela se mantenha viva.


Aconselho, a todas que puderem, a ler o conto completo. Para mim foi como lindos nascer de sol-lua-sol a cada nova página, pude identificar as diversas personagens da minha pisiquê, através da relação com momentos e experiências vividas. E você, o que achou ? Conseguiu identificar?

Comments


© 2023 por Jéssica Couto. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page