Você Sabe Como Votar em Seus Candidatos Políticos?
- Vanessa Magalhães
- 2 de out. de 2018
- 4 min de leitura
Escrevo com a intenção de esclarecer, de maneira simples e resumida, o atual sistema político vigente no Brasil e qual a função de cada cargo que votaremos nessa eleição e a importância de não se abster do seu voto e ainda um passo à passo de como votar nessa eleição.

"O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior." Platão
A política é a arte ou ciência de governar, a sua essência é oriunda da palavra grega "polis" que significa cidade e foi instituída como ferramenta para normalizar a convivência entre os habitantes. A sua intenção é estabelecer uma convivência pacifica entre uma determinada população, já que nem todos pensam iguais. Durante a história da humanidade já experienciamos diversos tipos de regimes políticos, como: Monarquia, Ditadura, Teocracia, Oligarquia, Tirania, República, Demagogia, Aristocracia, Liberalismo, Socialismo e Fascismo.
Nós Brasileiros vivemos em um Regime Republicano, desde o dia 15 de novembro de 1889, e a Constituição Federal dois anos depois definiu o Brasil como um país de República Presidencialista, onde o chefe de governo e o chefe de estado são a mesma pessoa. O termo república tem origem no latim e significa 'res publica', coisa pública, então trata-se de um assunto que pertence a todos. O modelo republicano brasileiro é dividido em três poderes que atuam de forma independente , mas se correlacionam entre si: o legislativo, judiciário e executivo.
O poder legislativo é composto por senadores, deputados e vereadores eles são responsáveis por fazer a fiscalização do poder executivo, criar e aprovar leis em benefício da população, aprovar as leis feitas pelo poder executivo. Já o poder judiciário é exercido por magistrados nas diversas instâncias da justiça e é responsável por fiscalizar os outros dois e garantir o cumprimento da Constituição, aplicar e garantir o cumprimento das leis e garantir o respeito aos direitos coletivos e individuais. E o poder executivo é exercido pelo presidente da república, governadores e prefeitos e sua função é administrar o governo, representar o Brasil no exterior (presidente), sancionar leis feitas e aprovadas pelo legislativo e no caso dos governadores e prefeitos são responsáveis pela decisão da construção de equipamentos públicos, como por exemplo escolas e hospitais.
São eleitos através do voto aqueles que vão compor o poder legislativo e executivo, nessa eleição que acontecerá o primeiro turno no dia 07/10/2018 (próximo domingo) das 8h às 17h, elegeremos nossos representantes em nível estadual e federal. Votaremos para: deputado federal , deputado estadual, senador, governador e presidente.
Passo à passo:
1º Deputado Federal - _ _ _ _ (4 dígitos) - Confirma!
2º Deputado Estadual - _ _ _ _ _ (5 dígitos) - Confirma!
3º Senador 1ª vaga - _ _ _ (3 dígitos) - Confirma!
4º Senador 2 º vaga - _ _ _ (3 dígitos) - Confirma!
5º Governador - _ _ (2 dígitos) - Confirma!
6º Presidente - _ _ ( 2 dígitos ) - Confirma!
* só confirme após aparecer a foto do seu candidato.
7º Após aparecer a palavra "FIM" na urna significa que seu voto já foi computado.
* Ao errar qualquer número você poderá apertar a tecla corrige, antes de confirmar seu voto.
*Você pode simular a votação através do site do TSE.
O votos nulo e em branco não são considerados votos válidos, o que significa dizer que eles não entram no calculo da eleição. O voto branco indica que o eleitor preferiu não votar em nenhum candidato e corrobora com a decisão da maioria. Nenhum dos dois tem o poder de anular uma eleição ainda que ultrapassem o índice de 50%.
No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação.
Tenha sempre em mão seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui documento oficial com foto.
Atenção: não valem certidão de nascimento e de casamento como prova de identidade na hora de votar.
Para descobrir seu local de votação acesse o portal do TSE, ou o aplicativo e-Título, ou os assistentes virtuais do TSE no Twitter e no Facebook. O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às suas informações cadastradas na Justiça Eleitoral, tais como: título de eleitor totalmente digital, situação eleitoral e local de votação. Se você ainda não fez o cadastro biométrico, apresente um documento oficial com foto sempre que for utilizar seu título digital.
E para esclarecimento: circula no WhatsApp uma mensagem que diz que o voto é considerado parcial e é anulado quando o eleitor vota somente no presidente e em branco nos demais candidatos a outros cargos (governador, deputado federal, deputado estadual e senador). De acordo com a mensagem, o voto só é computado como válido se for "completo". A mensagem é #FAKE. Um único voto digitado e confirmado já é considerado válido mesmo que os outros sejam brancos ou nulos.
Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas e que possamos votar cada vez mais conscientes de que somos um retrato do atual cenário político!
Comments