top of page

Caldeirão de Energias

  • Foto do escritor: Vanessa Magalhães
    Vanessa Magalhães
  • 1 de out. de 2018
  • 5 min de leitura

Você sabe o que significa uma egrégora ? Já pensou como isso funciona dentro dos ambientes que você está inserido, como fazer e agir para melhorar essa energia nos locais em que você está presente.

ree

"A força de uma corrente é igual a força de seu elo mais fraco" Autor Desconhecido

" O terreiro pode ser chamado de uma egrégora, ou seja, um espaço físico onde há uma concentração de energias coletivas gerando forças espirituais. Se imaginarmos tudo em nossa vida é composto por energias, essa energia em questão é vibracional ela não pode ser captada naturalmente pelos nossos cinco sentidos básicos (tato, olfato, visão, audição ou paladar), apenas com a apuração do nosso sexto sentido é que passamos a ter conhecimento e até a capacidade de captar essas energias com os outros cinco sentidos. Algumas pessoas vão sentir essa capacidade mais aflorada em alguns deles, como por exemplo visão, audição, sendo essa uma capacidade que a pessoa já traz consigo, não podendo ser inserida, apenas aprimorada ou compreendida.

A situação que acontece no terreiro pode ser melhor esclarecida se fizermos uma comparação com as ondas eletromagnéticas de rádio, que são ondas maiores e de menor frequência que os raios infravermelhos, nós não podemos captar elas com os nosso cinco sentidos, assim como na energia espiritual (que não sei o termo “ técnico” que pode ser chamado). No rádio temos a possibilidade de sintonizar várias estações, o que podemos comparar com as diferentes energias da umbanda (por exemplo: caboclos, pomba-gira, preto velhos, erê e todos os outros).  Então é como se cada linha de trabalho estivesse em uma estação de rádio diferente, por esse motivo as giras costumam ter uma única linha de trabalho. Então imaginamos o que acontece, por exemplo em uma gira de caboclos eles chegam na casa “sintonizados” em uma frequência. E cada médium ou consulente também chega à casa com sua “rádio” ligada. Se imaginarmos ali como um caldeirão de energias vamos ter a mistura de todas as rádios sintonizadas de cada um que está ali. Será que a transmissão fica limpa com cada um sintonizado em uma rádio? É claro que não. Então, quanto mais sintonias diferentes existirem mais ruído haverá na comunicação. Dai vem à necessidade de nós médiuns estarmos todos com a mesma sintonia durante a gira, na mesma “radio” para que a comunicação seja sem ruídos e interferências permitindo o bom andamento dos trabalhos. Então todos os procedimentos que são solicitados para que os médiuns executem antes da gira serve para ajudar os médiuns estarem na mesma sintonia, na mesma vibração, por exemplo, jejuns, banhos, velas e outros.

É claro que se conseguíssemos todos está na sintonia exata a gira ocorreria perfeitamente, mas temos um espaço composto por diferentes pessoas, sentimentos e vivencias, então as sintonias apenas se aproximam em uma taxa vibracional. Mas diante da egrégora elas tendem a se equilibrar, como em um caldeirão onde cada um coloca a sua energia e para que os trabalho siga ela é equilibrada, aqueles que estão em uma vibração mais alta repartem com a aqueles em mais baixa vibração, permitindo assim que a energia fique equilibrada de acordo com a soma de todos que ali estão física ou mentalmente. Os pensamentos e sentimentos também são grandes responsáveis em aumentar ou diminuir nosso nível energético, como diria Sr. Cacique Pena Branca temos que ter alma livre.

Aí podemos pensar: “Ah...Mas eu já fui a gira sem tomar banho e incorporei normal, nada aconteceu”. Nesse dia você foi responsável por diminuir a energia do espaço tendo que “captar” energias dos seus irmãos para executar o trabalho. O que pode também acontecer é que um dia seu irmão não esteja em um momento psicológico tão favorável, pois somos seres humanos e completamente suscetíveis a esse tipo de coisa, você vendo aquela situação pode ficar sensibilizado e “sentindo as dores do outro” o que acaba abaixando também o seu nível energético. Pode parecer um pouco egoísta essa visão, mas na verdade quando você reage de maneira positivista você acaba, ao invés de sugar, repondo a energia daquele irmão. Então nós temos que trabalhar nossos sentimentos e pensamentos sempre para o melhor, pois um dia que você não consegui isso haverá sempre um irmão que possa equilibrar sua energia.

Então, podemos perceber que quanto mais uniforme a sintonia, mais limpa será a transmissão e melhor a compreensão das mensagens passadas pelas entidades e mais bem sucedidos serão os trabalhos ali realizados. Esse papel em bem claro dentro do corpo mediúnico, mas para os consulentes isso não pode ser exigido, pois eles não têm compreensão disso e na maioria das vezes estão ali em busca de ajuda, então dificilmente estarão em um nível vibracional adequado para corrente. Por isso a grande importância da corrente mediúnica estar com o nível vibracional elevado, para que possa ajudar aquele consulente. Então o trabalho da corrente mediúnica é “limpar” aquele consulente, “liberar” o sexto sentido para que ele possa a medida do seu tratamento compreender melhor seus sentimentos e ir elevando essa vibração. Enquanto os guias e entidade trabalham, nós servimos como um meio de transporte para todas essas energias.

Quando a entidade chefe da casa, ou alguma outra nos passa um banho ou algum procedimento para ser feito, diferente do que já é costumeiro, que a gente não compreende, não adianta questionar muito (pois talvez não seja pra gente entender mesmo), mas é de grande importância que a gente faça, pois na maior parte das vezes ele está reequilibrando alguma energia que temos em excesso ou falta ,ou ainda servindo de escudo e proteção. Então vamos tentar não deixar de fazer nenhuma orientação e tentar cobrar também do irmão que isso seja feito. Pode ser que um dia sem tomar os banhos você não seja capaz de sentir essa diferença, mas a falta de proteção pode lhe deixar mais vulnerável naquele dia podendo permitir que algum tipo de energia desfavorável passe a lhe acompanhar a partir daquele dia, ou até encostar em um outro irmão que esteja mais vulnerável, ou ainda no médium de transporte, na maior parte das vezes essa percepção não é imediata, ou nunca seremos capazes de perceber, mas no campo energético existe muita coisa acontecendo que foge da nossa percepção.

Concluindo o raciocínio, eu gostaria de pedir a todos que repensassem essa questão da importância dos fundamentos, dos banhos, dos pensamentos, dos sentimentos, que ficássemos atentos e para relembrarmos para um irmão sempre que necessário a importância de tudo isso, vamos lembrar que também não adianta a gente sentir magoa ou raiva de um irmão quando ele deixa de fazer, pois esses sentimentos costumam ser muito mais complexos de serem dissolvidos dentro da corrente mediúnica, então se cada um faz sua parte e orienta o irmão no que puder, muito já estará sendo feito. Juntos nós somos muito mais fortes!"


Pelo espírito de Zeca , escrito pela médium Vanessa Magalhães


Comments


© 2023 por Jéssica Couto. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page