top of page

Quando Pensar em Desistir

  • Foto do escritor: Vanessa Magalhães
    Vanessa Magalhães
  • 6 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Em comemoração ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

ree

“O suicida não é covarde, apenas não encontrou outro modo para matar uma dor que o matava todos os dias.” Sean Wilhelm

"Tem algo errado aqui é só pode ser em mim até a lágrima perdeu a coragem de vir me fazer companhia, pois agora era a fortaleza e não mais podia ser fraca. Mas quem lhe ensinou assim? Quem lhe disse que não se cai milhões de vezes? Quem lhe disse que não pode enviar alguns a merda, depois eles voltarão de lá... Alegres e satisfeitos e voltam a amar, nem sempre seremos gentis, nem sempre seremos corretos, às vezes para as coisas voltarem pro seu lugar precisamos mesmo tropeçar e quem sabe até mesmo quebrar a cara para levantar e olhar em outra direção.


Independente de onde você chegou, independente de onde esteja vai errar uma hora, vai sofrer, sentirá dor, ciúmes, paixão, amor e inevitavelmente se sentirá pequena e impotente e vai doer e vai machucar, se existe dor é porque ela tem que ser sentida. Errar não te faz mais ou menos, apenas te faz ter que tentar outra vez, pra quem sabe fazer certo e também se não tiver que ser agora outra hora acontece. Se nada acontece sempre terá uma segunda chance em qualquer lugar, por mais que as pessoas sejam egoístas elas são piedosas ainda mais quando sentem que aquele alguém não lhe oferece mais riscos de ser mais do que o que ela tem a oferecer. Então não se desespere sempre há uma segunda, terceira ou quarta ou até infinita chance de se errar e não se erra uma vez só e também não se concerta de uma vez só.


Pode ser que em um pedaço pequeno de você exista uma fera indomável, quieta e calma, mas que vez por outra tenha que aparecer impiedosa, audaz e valente e se você cala ela, não a alimenta, então quando precisar se defender estará enfraquecida. Ainda que queira transformar aqui em um lugar melhor pra viver ser todo tempo isso não lhe fará forte, a beleza está no equilíbrio das perdas e ganhos, dos erros e acertos, das lágrimas e sorrisos.


Tudo em excesso é abusivo e tudo que abusa cansa, altivez as vezes é necessária para entender que as coisas precisam de eixo, até a Terra precisa de um eixo para girar, o universo precisa de regras para existir, se a lua deixar de ser o que é, nada ocupará o seu lugar, mas nada nem ninguém é insubstituível algo ocupará o mesmo lugar. Se fará melhor ou pior não se sabe, apenas diferente e às vezes pior em outras melhor.


Só se existe para ser um só, às vezes mais agradável em outras menos, mas nunca completamente e ai está a magia em não ser completo: a possibilidade de aprender, de errar, de chorar, porque a dor também faz bem, esse é o alimento da coragem. Já pensou o porquê dos vingativos serem tão corajosos? Eles se alimentam de dor.


E tudo precisa coexistir a dor e o amor, o reconhecimento e a rejeição, o medo e a coragem, o erro e o acerto. E quando as coisas lhe fugirem aos dedos se permita sentir a dor e chore e sinta tudo que se prende em você, para que depois quando quiser renasça poderosa em meio a folhas secas e lagrimas piedosas. O renascimento tem mais beleza que o crescimento, pois o segundo faz parte de um processo natural, já o primeiro é resultado de quem se alimentou de coragem.


Por tanto entenda o valor de suas fraquezas, dos seus medos, das suas perdas, sinta suas dores, suas rejeições e aceite o tempo delas. Da mesma maneira inesperada que elas chegam um dia elas vão embora é a visitante indesejada que sempre volta, então a receba para que em seu retorno ela não insista em ficar para sempre. Abra bem os ouvidos e escute os conselhos, mas feche-os melhor ainda para escutar o que vem de dentro de você.


O que não se ouve, não se vê, não se fala, não pode ser sentido. Então ouça, veja e fale para dentro, assim só assim será capaz de sentir e enquanto você tenta aprender isso abra espaço para o que vem de fora e selecione aquilo que pode ou não lhe servir bem. Lembre-se que reconhecer as derrotas é algo altamente corajoso nos faz sentir tristes, mas a tristeza também pode ser amiga e às vezes até uma boa conselheira.


Fique em paz minha amiga! Que seu coração seja bálsamo de humanidade, que você caia diversas vezes, mas aproveite suas infinitas oportunidades e em uma delas vai dá certo, ou quem sabe não!? Acreditar duvidando faz bem, duvidar acreditando também, se as coisas tivessem que ser tão claras não haveria nesse mundo espaço para dúvidas, mas elas pertencem ao universo e permeiam todos os campos."


Exu Mirim Zeca Diabo pela médium Vanessa Magalhães

Comments


© 2023 por Jéssica Couto. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page